Avaliação de Riscos
6 min de leitura
Por: AXA no Brasil
Publicado em 30 de abril de 2024
Realizamos nossa avaliação de materialidade de riscos ASG no início de 2024, baseando-nos em análises de 2023. Esta avaliação considera tanto o impacto financeiro relacionado ao nosso negócio quanto os potenciais impactos da empresa na economia, na sociedade e no meio ambiente.
Metodologia
Os resultados foram obtidos em entrevistas internas com os principais especialistas de cada área da empresa, seguindo a metodologia adotada pelo Grupo AXA globalmente de acordo com as recomendações do GRI (Global Reporting Initiative). A partir destes dados, elaboramos uma matriz de materialidade, dividindo-os em níveis, considerando diversas dimensões, como impacto financeiro, regulatório, reputacional e operacional.
Nossa análise não apenas nos informa sobre onde focar nossos esforços de sustentabilidade nos próximos anos, mas também nos prepara para adaptações contínuas à medida que respondemos às necessidades e oportunidades emergentes do mercado.
Apesar de nossos controles internos e governança evoluírem continuamente baseado nos mais altos padrões do mercado global, estamos atentos aos acontecimentos à nossa volta que possam demandar respostas rápidas de nossas operações.
Os entrevistados precisaram se posicionar em relação à frequência (quantificadas entre 1 – 4) e severidade (quantificadas entre 1 – 5) de cada risco. A combinação desses dois fatores geraram a materialidade: sendo considerado um risco verde não significante, um risco amarelo baixo, um risco laranja médio, um risco vermelho muito sério e um risco preto extremamente sério. O gráfico mostra que, a média das percepções de nossos entrevistados, classifica nossos riscos como amarelos, exceto o risco de mudanças climáticas classificado como laranja.
Nomear para agir
Foram identificados e analisados 18 tópicos ASG mais relevantes para a AXA Seguros, o que nos apontou os itens abaixo como aqueles que demandam maior foco e atenção contínua pelo seu potencial alto impacto.
O impacto das mudanças climáticas representa o maior risco em termos financeiros para nós. Eventos extremos como apagões, tempestades e inundações podem ter um impacto direto nos nossos resultados, além do risco de funcionários serem impedidos de trabalhar devido às consequências desses desastres.
Apesar do alto impacto desses desastres, na AXA temos controles internos e modelo preditivos que nos ajudam a mitigar os riscos relacionados a este tópico.
Destacamos o risco relacionado ao “Uso, Privacidade, Segurança e Responsabilidade sobre o Dado” como assuntos prioritários na companhia. Isso inclui temas como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), KYC (Know Your Customer), governança de dados, entre outros, que afetam direta ou indiretamente outros temas de relevância semelhante, como segurança da informação (cyber attack, phishing, etc). Temos um forte compromisso na proteção de nossos clientes e atuamos de maneira proativa para proteger seus dados de ataques mal-intencionados.
Esses dois riscos já fazem parte dos Top Risk da companhia, com controles robustos e planos de ação mitigatórios pelo risco residual.
Nossa tolerância é zero para riscos como fraude, suborno e corrupção. O risco de “Antissuborno & Combate à Corrupção” é amplamente discutido, com atividades focadas na manutenção de políticas internas em conformidade com os normativos vigentes, estabelecimento de controles internos e regras rígidas para aceitação de brindes.
O Comitê de Conduta lidera essas iniciativas, obtendo reconhecimento no mercado pelo Selo Cliente, refletido em bons resultados de NPS e outras métricas, corroborando nossa postura nas tratativas junto aos nossos clientes. Treinamentos, Mystery Shop (cliente oculto) e auditorias periódicas complementam e auxiliam na boa condução deste tema.