Governança
O Relatório de Riscos Futuros revela que as pessoas em todo o mundo se sentem vulneráveis a diversos riscos em suas vidas diárias, mas partilha opiniões otimistas sobre nossa capacidade de lidar com crises futuras.
Este relatório é o resultado de especialistas provenientes da AXA, das nossas redes de profissionais e de membros da população em geral em todo o mundo.
future risks report 2023
Pessoas em todo o mundo classificaram os principais riscos futuros, considerando seu potencial impacto na sociedade para os próximos 5 anos.
As mudanças climáticas são um sério risco emergente, evidenciado pelo aumento das temperaturas, derretimento das calotas polares e eventos meteorológicos extremos. A necessidade urgente de ações de mitigação e adaptação é clara. No entanto, tanto especialistas quanto o público concordam que as autoridades públicas globalmente estão despreparadas para lidar com esses desafios complexos.
Após eventos como a pandemia, o avanço da inteligência artificial generativa aumenta as vulnerabilidades a ataques cibernéticos. O risco cibernético agora é uma das principais preocupações, com especialistas e a população em geral expressando crescente vulnerabilidade, incluindo guerra cibernética, violações de dados e roubo de identidade.
As tensões geopolíticas continuam a ser uma séria ameaça global. Após alcançar o segundo lugar nas avaliações de especialistas no ano passado, impulsionado pela invasão russa da Ucrânia, a instabilidade geopolítica permanece em segundo lugar na Europa este ano, mas desceu em outras regiões, ocupando agora o terceiro lugar no ranking geral. A recente escalada de tensões no Oriente Médio no final de 2023 reiterou essa tendência no cenário de riscos.
Os riscos relacionados com a IA subiram para a 4ª posição no ranking de especialistas, atingindo sua posição mais alta em 2023. Os especialistas e o público partilham a opinião de que as autoridades públicas e o setor privado estão totalmente despreparados para o surgimento deste risco – numa medida ainda maior do que no ano passado.
Os riscos energéticos globais estão em ascensão, com demanda alta e desafios ambientais e geopolíticos persistentes. Tensões em regiões-chave, como o Oriente Médio, podem interromper o fornecimento de petróleo e gás. A transição para energias renováveis enfrenta obstáculos, como dependência de tecnologias emergentes e ameaças cibernéticas. Uma resposta coordenada é crucial para assegurar um suprimento confiável e sustentável de energia.
Os riscos para a biodiversidade e os recursos naturais estão crescendo globalmente devido à perda de habitat, exploração excessiva de recursos e mudanças climáticas. Isso compromete ecossistemas vitais, como florestas tropicais e recifes de coral, e agrava a poluição do ar, da água e do solo. Uma abordagem integrada é crucial para proteger esses recursos, promovendo conservação, gestão responsável e mitigação das mudanças climáticas.
JUNTOS, CADA DIA MAIS PERTO DO TOPO
Conteúdos e produções pensadas especialmente para nossos corretores e segurados.
Fique por dentro de tudo o que acontece na AXA Brasil. Estamos à disposição para informações e entrevistas.
Acreditamos que somos muito melhores juntos e, por isso, buscamos sempre os melhores talentos.
Conscientizamos a defesa dos direitos humanos e a importância de agir agora para mitigar consequências globais.